
Conheça a trajetória de vida de Oriovisto Guimarães!
Nascido na cidade de Batatais, no interior de São Paulo, Oriovisto se mudou ainda criança, com sua família, para Bela Vista do Paraíso, no norte do Paraná. Este foi o início da família Guimarães no estado.
Quando Oriovisto atingiu os 12 anos, sua família se mudou para a cidade de Mandaguari e, dois anos depois, para Apucarana. Com o passar dos anos, surgiram os naturais desafios da adolescência. Os estudos e o trabalho, desde cedo, estiveram presentes em sua vida.

Com o pai agricultor, Oriovisto conheceu os desafios de quem lida com a terra e dela tira o seu sustento. O senador é o caçula de oito irmãos, Os pais sempre mostraram que a educação era o legado mais importante na vida.
Aos 17 anos, independente da família, Oriovisto mudou-se para Curitiba. Seu objetivo era cursar a Universidade, pois não havia oportunidade no interior do estado. Prestou vestibular para Ciências Econômicas e Engenharia Civil, na Universidade Federal do Paraná, e foi aprovado em ambos os cursos. Anos depois, formou-se em Economia.
O surgimento de um visionário empresário no Paraná!
Ainda na Universidade, Oriovisto já ganhava a vida dando aulas particulares de matemática e física nos cursos preparatórios para vestibulares.
Quando concluiu o curso superior viu a oportunidade de abrir a própria escola e oferecer a qualidade de ensino que tanto desejava ver aplicada junto a seus alunos. Em 1972, com colegas professores, fundou o Curso Positivo, que se tornou líder em aprovação nos vestibulares e uma referência nacional em qualidade de ensino.
O projeto educacional foi ampliado com a criação de escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio. Nos anos 80, Oriovisto fundou a Universidade Positivo e foi primeiro reitor, cargo que ocupou durante dez anos.
Foi também nos anos 80 que o Positivo, já considerado um grupo empresarial, fundou a Positivo Informática, que se tornou a maior indústria de computadores do Brasil.
Em 2006, foi homenageado com a cadeira de número 6 da Academia Paranaense de Letras.
Durante 40 anos, Oriovisto Guimarães presidiu o Grupo Positivo e liderou seu crescimento e transformação em um dos maiores grupos empresariais brasileiros.
Em 2012, deixou a presidência do grupo com cerca de 10 mil funcionários e mais de 1 milhão de alunos que utilizam o método de ensino do Positivo ao redor do Brasil e no exterior.
Confira abaixo os diversos títulos recebidos pelo Senador Oriovisto Guimarães
Prêmio de Excelência Parlamentar/2024- melhor senador do Paraná e o segundo senador mais bem avaliado do Congresso Nacional, concedido pela instituição Ranking dos Políticos, em dezembro de 2024.
Certificado de “Destaque da Categoria Melhores no Senado na Região Sul”, do Congresso em Foco, em 3 de setembro de 2024.
Prêmio de Excelência Parlamentar/2023, pela relevante atuação legislativa e contribuição para que os brasileiros tenham orgulho do Congresso Nacional, concedido pela instituição Ranking dos Políticos, em junho de 2024.
Troféu Categoria “Destaque Parlamentar 2023” do VIII Prêmio Cebrasse do Setor de Serviços, em 4 de dezembro de 2023.
Certificado de Agradecimento da Associação Comunitária Presbiteriana (ACP), pela emenda parlamentar destinada aos projetos sociais, conferido pela presidente da Associação, Carmen Lúcia Ferreira, em 28 de agosto de 2023.
Comenda de “Grande Oficial da Ordem do Mérito Naval”, em 15 de junho de 2023.
Moção de Aplauso da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Paraná, em 25 de agosto de 2022.
Condecoração Medalha “Amigo do Comércio”, concedida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em maio de 2022.
Título de melhor parlamentar do Paraná, concedido pela instituição Ranking dos Políticos, em dezembro de 2021.
Título de melhor parlamentar do Brasil, concedido pela instituição Ranking dos Políticos, em dezembro de 2020.
Condecoração Medalha Exército Brasileiro, concedida pelo Exército Brasileiro, em 25 de gosto de 2021.
Condecoração Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil, em 13 de dezembro de 2019.
Condecoração Ordem do Mérito Aeronáutico, concedida pela Força Aérea Brasileira, em 18 de outubro de 2019.
Comenda Municipal da Ordem da Luz dos Pinhais, concedida pela Prefeitura Municipal de Curitiba, em 19 de setembro de 2019.
Título de Cidadão Honorário de Ponta Grossa, concedido pela Câmara Municipal de Ponta Grossa, em 12 de setembro de 2019.
Comenda do Comércio do Paraná, honraria máxima da Fecomércio Paraná, em prol da educação do Paraná e do Brasil, em 12 de julho de 2019.
Título de Cidadão Honorário do Paraná, concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná, em 17 de junho de 2019.
Certificado de Agradecimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR), conferido pelo Reitor Zaki Akel Sobrinho, em 15 de setembro de 2011.
Título da Ordem do Mérito Industrial, concedido pela CNI, pelos relevantes serviços prestados à Industria Brasileira, em 29 de abril de 2008.
Medalha do Conhecimento, concedida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior (MDI), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pela contribuição para ampliação do setor produtivo brasileiro e o intercâmbio deste com os centros de pesquisa e a academia, em 29 de agosto de 2006.
Título de Sócio Efetivo Perpétuo da Academia Paranaense de Letras, em 8 de maio de 2006.
Título de Comendador da Ordem do Pinheiro, concedido pelo Governo do estado do Paraná, em 29 de dezembro de 2002.
Título de Cavalheiro da Boca Maldita, pelas atividades humanas prestadas, em 13 de dezembro de 2002.
Título de Cidadão Honorário de Curitiba do Município de Curitiba, em 13 de dezembro de 1999.
Medalha Machado de Assis, pela Academia Brasileira de Letras, em 20 de julho de 1999.
O desafio de Oriovisto Guimarães como Senador da República!
Em 2018, aos 72 anos, filiado ao partido Podemos, assumiu um novo desafio: trabalhar pela transformação da forma como a política é feita no país. Foi eleito senador pelo estado do Paraná com 2.957.239 votos.
Oriovisto quer, sobretudo, que os políticos não tenham privilégios como aposentadorias especiais; regalias absurdas; foro privilegiado e, principalmente, que os congressistas deixem de negociar seus votos em troca de cargos em empresas estatais, e cumpram seu papel essencial de fiscalizar o governo e simplificar a legislação que regula a vida dos brasileiros.
Em fevereiro de 2025, o senador Oriovisto se defiliou do partido Podemos e voltou a se filiar ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
As reformas tributária, administrativa, do judiciário e política são atualmente seu foco do mandato.
Atualmente o Senador Oriovisto Guimarães faz parte das seguintes comissões permanentes no Senado 
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) – Membro Suplente
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) – Membro Titular
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) – Membro Titular
Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) – Membro Suplente
Frente Parlamentar de Apoio ao Microcrédito e às Microfinanças (FPAMM) – Membro Titular
Grupo Parlamentar Brasil – China (GPCHINA) – Membro Titular
Grupo Parlamentar Brasil – Líbano (GPLÍBANO) – Membro Titular
Grupo Parlamentar Brasil – Ucrânia (GPUCRANIA) – Membro Titular
Atualizado em março de 2025
Henrique Pereira
Chefia de Gabinete
Graduado em Relações Internacionais (UNP) e MBA em Relações Institucionais (Ibmec) Possui curso de extensão em Defesa Nacional (ESG) e diversas certificações na área de Relações Governamentais e Internacionais. Tem experiência prévia em consultoria e é um dos autores do livro “Relações Governamentais e Inovação”.
Walter Rodrigues
Assessoria Legislativa
Mestrando em Políticas Públicas e Governo (FGV), Pós-Graduação em Direito Público (UCB) e em Direito Eleitoral (IDP/Anhanguera). É Analista Judiciário do TJDFT, foi Assessor Legislativo em Liderança e Gabinetes do Senado Federal e Diretor de Articulação do Congresso Nacional na Secretaria de Governo da Presidência da República.
Silvio Holanda
Assessoria Legislativa Econômica
Mestre em Administração Pública (Harvard), Mestre em Economia (USP) e Bacharel em Economia (UnB). É servidor público federal desde 1993. Já atuou em diversas áreas do governo como na Secretaria de Política Econômica, com regulação de mercado de capitais, seguros e previdência; foi Superintendente de Planejamento da ANAC, e trabalha no Senado desde 2014.
Dalmo Palmeira
Assessoria Orçamentária
Economista e servidor de carreira do Ministério da Economia, atuou como assessor econômico no Banco do Brasil, no Ministério do Planejamento, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Trabalhou como Consultor do FMI, na África Central, e foi secretário adjunto de Planejamento e Orçamento, além de chefiar a Coordenação das Empresas Estatais do Governo do Distrito Federal.
Manoel Rito
Assessoria Orçamentária
Contador de formação, atua na Câmara dos Deputados e no Senado Federal desde de 1993 como assessor de orçamento, na elaboração e acompanhamento da execução de emendas, acompanhamento do processo de discussão, modificação e aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA), Plano Plurianual (PPA) e Créditos Adicionais.
Myriam Eduardo
Assessoria Administrativa
Contadora de formação, com experiência em coordenação de projetos e licitações internacionais. Foi analista financeira do Projeto Alvorada – MEC, e também nos projetos PARSEP e PREVMUN do Ministério da Previdência e está no Senado Federal há dez anos, tendo trabalhado nas áreas de orçamento, de atendimento a prefeituras e assessoria administrativa de gabinetes parlamentares.
Edivan Marcelino
Assessoria Administrativa
Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UCB), Pós-Graduação em Análise de Dados com BI e Big Data (UCB). Trabalha no Senado Federal desde 2010, atuando na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Atua na gestão de informações em gabinetes parlamentares.
Mariana Gomes
Assessoria Parlamentar
Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, com curso de aperfeiçoamento em gestão e fiscalização de contratos administrativos. Experiência profissional como assessora técnica administrativa no setor de licitações do Ministério da Integração Nacional e na Secretaria de Portos do Ministério dos Transportes. Pós-graduanda em Orçamento Público (ILB).
Patrícia Bertinato
Assessoria Parlamentar Regional
Graduada em Administração de Empresas. Tem vinte anos de experiência bancária nas áreas de processo, projetos administrativos e planejamento e controle. Atua em iniciativas que visem melhorias financeiras, sistêmicas, de qualidade e operacionais. Conhecimento em metodologia de gestão de projetos e gestão de qualidade.