Conheça a trajetória de vida de Oriovisto!

Nascido na cidade de Batatais, no interior de São Paulo, Oriovisto se mudou ainda criança, com sua família, para Bela Vista do Paraíso, no norte do Paraná. Este foi o início da família Guimarães no estado.

Quando Oriovisto atingiu os 12 anos, sua família se mudou para a cidade de Mandaguari e, dois anos depois, para Apucarana. Com o passar dos anos, surgiram os naturais desafios da adolescência. Os estudos e o trabalho, desde cedo, estiveram presentes em sua vida.

Com o pai agricultor, Oriovisto conheceu os desafios de quem lida com a terra e dela tira o seu sustento. O senador é o caçula de oito irmãos, Os pais sempre mostraram que a educação era o legado mais importante na vida.

Aos 17 anos, independente da família, Oriovisto mudou-se para Curitiba. Seu objetivo era cursar a Universidade, pois não havia oportunidade no interior do estado. Prestou vestibular para Ciências Econômicas e Engenharia Civil, na Universidade Federal do Paraná, e foi aprovado em ambos os cursos. Anos depois, formou-se em Economia.

O surgimento de um dos maiores empresários do Brasil!

Ainda na Universidade, Oriovisto já ganhava a vida dando aulas particulares de matemática e física nos cursos preparatórios para vestibulares.

Quando concluiu o curso superior viu a oportunidade de abrir a própria escola e oferecer a qualidade de ensino que tanto desejava ver aplicada junto a seus alunos. Em 1972, com colegas professores, fundou o Curso Positivo, que se tornou líder em aprovação nos vestibulares e uma referência nacional em qualidade de ensino.

O projeto educacional foi ampliado com a criação de escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio. Nos anos 80, Oriovisto fundou a Universidade Positivo e foi primeiro reitor, cargo que ocupou durante dez anos.

Foi também nos anos 80 que o Positivo, já considerado um grupo empresarial, fundou a Positivo Informática, que se tornou a maior indústria de computadores do Brasil.

Em 2006, foi homenageado com a cadeira de número 6 da Academia Paranaense de Letras.

Durante 40 anos, Oriovisto Guimarães presidiu o Grupo Positivo e liderou seu crescimento e transformação em um dos maiores grupos empresariais brasileiros.

Em 2012, deixou a presidência do grupo com cerca de 10 mil funcionários e mais de 1 milhão de alunos que utilizam o método de ensino do Positivo ao redor do Brasil e no exterior.

Confira abaixo os diversos títulos recebidos pelo Senador Oriovisto Guimarães

Comenda do Comércio do Paraná, honraria máxima da Fecomércio Paraná, em prol da Educação do Paraná e do Brasil em 12 de julho de 2019.

Título de Cidadão Honorário do Paraná concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná, por proposição do deputado estadual Márcio Nunes em 17 de junho e 2019.

Certificado de Agradecimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR), conferido pelo reitor professor doutor Zaki Akel Sobrinho, ao ex-aluno da UFPR e empresário do Setor Educacional do Estado do Paraná em 15 de setembro de 2011.

Título da Ordem do Mérito Industrial concedido pelo CNI pelos relevantes serviços prestados à Industria Brasileira em 29 de abril de 2008.

Medalha do Conhecimento concedida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior (MDI), Confederação Nacional da Indústria (ENI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pela contribuição para ampliação do setor produtivo brasileiro e o intercâmbio deste com os centros de pesquisa e a academia em 29 de agosto de 2006.

Título de Sócio Efetivo Perpétuo da Academia Paranaense de Letras em vigor da sessão plenária do dia 29 de maio de 1937 em 08 de maio de 2006.

Título de Comendador da Ordem do Pinheiro, concedido pelo Governo do estado do Paraná, por ordem do decreto de 19 de dezembro de 2002 em 29 de dezembro de 2002.

Título de Cavalheiro da Boca Maldita pelas atividades humanas prestadas em 13 de dezembro de 2002.

Título de Cidadão Honorário de Curitiba do Município de Curitiba pelos Poderes Públicos Municipais em 13 de dezembro de 1999.

Medalha Machado de Assis pela Academia Brasileira de Letras em 20 de julho de 1999.

Seu novo desafio como Senador da República!

Em 2018, aos 72 anos, filiado ao partido Podemos, assumiu um novo desafio: trabalhar pela transformação da forma como a política é feita no país. Foi eleito senador pelo estado do Paraná com 2.957.239 votos.

Oriovisto quer, sobretudo, que os políticos não tenham privilégios como aposentadorias especiais; regalias absurdas; foro privilegiado e, principalmente, que os congressistas deixem de negociar seus votos em troca de cargos em empresas estatais, e cumpram seu papel essencial de fiscalizar o governo e simplificar a legislação que regula a vida dos brasileiros.

As reformas tributária, da previdência, do judiciário e política são atualmente seu foco do mandato.

Atualmente o Senador Oriovisto Guimarães faz parte das seguintes comissões permanentes no Senado

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) – Membro Titular

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação Comunicação e Informática (CCT) – Membro Titular

Comissão Mista de Orçamento (CMO) – Membro Suplente

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) – Membro Suplente

Comissão de Relações Exteriores (CRE) – Membro Suplente

Comissão de Infraestrutura (CI) – Membro Suplente

Atualizado em Junho de 2019