O senador Oriovisto acredita na importância de tornar os Poderes Legislativo e Executivo mais eficientes e transparentes. Por isso, o senador sugere algumas mudanças:

Diminuição do número de partidos, por meio da cláusula de barreira partidária, permitindo somente o funcionamento de agremiações com quantidade mínima de filiados. Neste sentido, o senador apresentou o Projeto de Lei 2834/2019, que disciplina a democracia interna dos partidos, fixando o número mínimo de filiados para a manutenção do registro do partido perante o Tribunal Superior Eleitoral, entre outras mudanças que podem ser consultadas.

Neste mesmo caminho, o senador Oriovisto também apresentou a Proposta de Emenda à Constituição 23/2019, que altera o art. 17 da Constituição Federal para assegurar a representação parlamentar aos partidos que tenham obtido no mínimo 5% dos votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados. Saiba mais.

Redução de quantidade de deputados federais e senadores representando os estados no Congresso. O senador é relator de uma matéria (PEC 12/2019) que diminui o número de senadores. Acompanhe sobre.

Outra sugestão é vedar o político de voltar ao mesmo cargo que já tenha ocupado por duas vezes.

O senador Oriovisto também deseja apresentar uma proposta que induza a fusão de municípios pequenos para gerar uma maior eficiência do gasto público e aplicação de benefícios diretos à população.